Bosch em Aveiro produz o esquentador mais avançado do mundo

16/03/2017 | Portugal | Notícias Corporativas

• O esquentador mais avançado do mundo foi desenhado e construído em Aveiro, começando agora a ser produzido para todo mundo.
  • O produto foi premiado no CES 2017, em Las Vegas.
  • Em 2019, a Bosch pretende faturar 40 milhões de euros com a comercialização deste aparelho.

A unidade da Bosch Termotecnologia, em Aveiro, deu início à produção do mais avançado esquentador a nível mundial. Com tecnologia de condensação, o novo produto apelidado de Therm 900 resulta de um enorme investimento da Bosch no país, que apostou numa equipa de investigadores e engenheiros de produção e qualidade para desenhar o novo aparelho. A qualidade e design do produto já conquistou diversos prémios em certames tão relevantes como o CES 2017, em Las Vegas.

O novo esquentador será a grande aposta da Bosch para a conquista dos mais exigentes mercados nos próximos anos, com especial foco no mercado norte-americano. O Therm 900 integra várias tecnologias patenteadas e está preparado para as normas futuras através de uma vasta gama de variantes de forma a responder às necessidades de clientes globais. O aparelho conta com modelos residenciais indoor, outdoor, com e sem bomba de recirculação integrada, interface solar, versões de alto débito (instalações comerciais) e terá ainda versões dotadas de avançadas funcionalidades de conectividade, permitindo total controlo quer ao instalador, quer ao utilizador.

Com uma potência equivalente a um veículo utilitário (80CV), este aparelho tem uma capacidade única de resposta, sendo capaz de fornecer tanto grandes débitos de água quente (vários chuveiros em simultâneo) como dar resposta a pequenas necessidades (como lavagem de mãos), sempre com a maior dose de conforto e com uma eficiência record – o Therm 900 é um dos primeiros aparelhos a atingir a meta de 100% de eficiência medida pela entidade reguladora no mercado.

Sérgio Salústio, vice-presidente de Engenharia da Bosch em Aveiro, explica: “O projeto destina-se a conquistar os mercados mundiais, com particular ênfase nos exigentes mercados norte-americanos. A criação do Therm 900 prova que mais uma vez, o futuro tem uma assinatura portuguesa.”.

Bosch Aveiro investe 1 milhão de euros no alargamento das suas instalações

A Bosch está a investir cerca de 1 milhão de euros na extensão do seu armazém logístico em Aveiro e em 6 novas docas de carga. Desta forma, a empresa, que exporta para mais de 60 países, pretende libertar área para extensão da produção e, consequentemente, aumentar a capacidade logística, minimizando custos. A nova área estará pronta em agosto de 2017.

Bosch Termotecnologia no mundo

De salientar ainda que a unidade da Bosch em Aveiro gere a unidade de negócio de soluções de água quente da divisão de Termotecnologia do Grupo alemão, coordenando as atividades mundiais para esquentadores e bombas de calor. Em 2016, a divisão cresceu fortemente apresentando um aumento das receitas das vendas em cerca de 3,1 por cento face ao ano anterior, para 3,3 mil milhões de euros. Os mais de 265.000 produtos vendidos tornam a Bosch Termotecnologia no fornecedor líder em soluções de aquecimento inteligentes para maior conforto, eficiência energética, segurança operacional e qualidade de serviço. A unidade de Aveiro contribuiu fortemente para esse crescimento, nomeadamente com as caldeiras de parede e de chão, esquentadores e bombas de calor.

A Bosch é representada em Portugal pela Bosch Termotecnologia, em Aveiro, a Bosch Car Multimedia Portugal, em Braga, e a Bosch Security Systems – Sistemas de Segurança, em Ovar, que desenvolvem e fabricam uma larga gama de produtos, a maior parte dos quais exportados para os mercados internacionais. O Grupo possui ainda um escritório de vendas e a empresa BSH Eletrodomésticos, situados em Lisboa. Com cerca de 3300 colaboradores, a Bosch é um dos maiores empregadores industriais de Portugal e gerou, em 2014, 811 milhões de euros em vendas.

O Grupo Bosch é líder mundial no fornecimento de tecnologia e serviços. A empresa emprega mais de 390.000 colaboradores em todo o mundo (a 31.12.2016), que contribuíram para gerar uma faturação de 73,1 mil milhões de euros em 2016. As operações do Grupo estão divididas em quatro áreas de negócio: Soluções de Mobilidade, Tecnologia Industrial, Bens de Consumo, e Tecnologia de Energia e Edifícios. Líder em IoT, a Bosch oferece soluções inovadoras para casas e cidades Inteligentes, mobilidade e indústria conectada. A empresa utiliza o seu conhecimento em tecnologia de sensores, software e serviços,bvem como a sua própria cloud IoT para oferecer aos seus clientes soluções conectadas e em diversos domínios a partir de uma única fonte. O objetivo estratégico da Bosch é fornecer inovações para uma vida conectada. Os produtos e serviços do Grupo Bosch são concebidos para cativar e melhorar a qualidade de vida das pessoas através de soluções inovadoras e úteis. Desta forma, a empresa oferece mundialmente "Tecnologia para a Vida". O Grupo Bosch é composto pela Robert Bosch GmbH e cerca de 450 subsidiárias e empresas regionais presentes em aproximadamente 60 países. Incluindo os representantes de vendas e serviços, a rede mundial de desenvolvimento, produção e distribuição da Bosch está presente em quase todos os países. A sua força inovadora é a base para a continuidade do crescimento da empresa. Em cerca de 120 localizações em todo o mundo, a Bosch empresa 59.000 colaboradores em investigação e desenvolvimento.