Portugal

Data mining

O código de Shi

Xiahan Shi escreve códigos que tornam uma infinidade de dados em conhecimento útil. Os seus algoritmos podem prever, por exemplo, quais carros que precisam de ir à oficina, quando devem ir e quais os seus problemas. Data mining é uma competência fundamental para o futuro.

O data mining também ajuda a melhorar os processos industriais através de linhas de produção conectadas. Os sensores fornecem os dados e os algoritmos identificam potenciais desgastes, dando informações para manutenções atempadas, o que, tecnicamente, é um processo muito sofisticado. "Nós já tínhamos os algoritmos necessários há algum tempo", diz Xiahan Shi. "Mas só agora conseguimos recolher os dados a uma escala adequada. Hoje, os computadores têm a potência necessária para aplicarmos algoritmos a milhares de milhões de pontos de dados". Através dos clusters compostos por vários servidores interconectados, estas enormes tarefas computacionais podem ser realizadas em milhares de processadores que trabalham ao mesmo tempo. A Bosch opera em todo mundo com clusters deste género. Especialistas como Xiahan Shi têm uma função especial neste processo: programar os computadores para que possam processar milhares de milhões de pontos de dados de forma eficiente e em paralelo.
Na Bosch, Xiahan Shi está em contato diário com colegas de diversas áreas. "A Bosch tem tantas divisões. Investigadores de todas as áreas reúnem-se em Renningen. Além disso, trabalhamos de perto com a nossa equipa em Silicon Valley e com parceiros como a Universidade de Stanford. Conseguimos criar inovações realmente notáveis aqui", afirma Xiahan Shi, formada em matemática.
A procura por especialistas de software como Xiahan Shi está a aumentar. Que competências precisam ter os cientistas de dados? "Devem perceber o software e saber programá-lo. Também devem ter conehcimento de matemática, estatística e aprendizagem automática".

"As inovações do futuro terão origem no software"

 

- Xiahan Shi

Teaser link icon

Links Relacionados