Portugal

Ficção científica em São Francisco: o futuro da condução

Ficção científica em São Francisco: o futuro da condução

Apertar um botão e dizer “Leve-me até ao meu emprego”: será este o futuro da condução? Um grupo de investigadores da Bosch em Palo Alto, Califórnia, é responsável pelo desenvolvimento de soluções de condução autónoma.

Palo Alto é uma cidade pequena, mas com grande reputação, situada em São Francisco, quarta cidade mais populosa do estado da Califórnia. Considerada o berço do Vale do Silício e sede da Stanford University, é líder mundial em tecnologia de ponta e o cenário de testes perfeito para que investigadores Bosch se especializem nos sistemas de condução do futuro.Tal como a tecnologia de ficção cientifica, também o objetivo deste campo de pesquisa é emocionante: Desenvolver e testar soluções que permitam aos condutores maior segurança e praticidade. Sensores integrados, dispositivos de controlo e conceitos de rede dentro do carro tornam possíveis funções como o estacionamento automático, travagem de emergência e assistência à manutenção da faixa de rodagem. Embora estas e outras funções já possam ser levadas a cabo em testes, o grande desafio passa pela integração dos veículos automáticos com veículos comuns. Uma coisa é certa: será um caso de evolução, não de revolução.

O futuro já chegou

Sabia que?

O futuro já chegou

1. Mais de 5.000 engenheiros da Bosch na Alemanha e na Califórnia trabalham para melhorar os sistemas de assistência ao condutor e a nossa segurança.

2. A partir de 2014, os automóveis novos só irão receber a classificação máxima da EuroNCAP, se estiverem equipados com sistemas de assistência ao condutor.