Bosch Security Systems expande atividade em Ovar

2,9 milhões de euros de investimento e 240 novos postos de trabalho

• Bosch Ovar está a crescer e vai chegar a cerca de 800 colaboradores
  • Presidente da República inaugura nova área de produção com 4.000 m2
  • Parceria entre a Bosch e a Universidade do Porto com foco em I&D para cidades seguras

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, inaugurou nesta sexta-feira, dia 22, na Bosch Security Systems, em Ovar, uma nova área produtiva que vai permitir à empresa expandir a sua atividade na região. A nova superfície de produção tem 4.000 m2 efetivos e mais 3.000 m2 pré-preparados para o crescimento nos próximos anos, e se traduz num investimento de 2,9 milhões de euros. A expansão da produção em Ovar vai permitir um aumento no volume de vendas já este ano.

Para responder aos novos projetos na produção, serão contratadas 240 pessoas até março de 2018. Desta forma, a empresa passará a contar com cerca de 800 colaboradores, um crescimento que irá contribuir para reduzir em cerca de 10% o desemprego no concelho de Ovar. António Pereira, administrador da Bosch em Ovar, explica: “Este espaço representa um crescimento conseguido com o empenho, dedicação e talento de cada um dos nossos 689 colaboradores. Essa equipa acreditou e mostrou ao Grupo Bosch que é possível fazer bem e de forma competitiva a partir de Ovar.”

O desenvolvimento da Bosch em Ovar resulta da aposta da empresa a diversificação do portefólio de produtos e aumento da robustez do negócio. Hoje, esta é a principal fábrica de videovigilância e sistemas de comunicação e deteção de incêndio da Bosch em todo o mundo.

O sucesso desta unidade de produção é visível pelos projetos que tem realizado e dos quais se destacam: a produção de modernas câmaras de videovigilância colocadas na Amadora ou os sistemas de comunicação da Casa Branca, por exemplo. Na nova área recém-inaugurada, a Bosch em Ovar vai produzir e exportar peças eletrónicas para as fábricas das divisões de Termotecnologia, Ferramentas Elétricas e Eletrodomésticos da Bosch em todo o mundo.

Além de expandir as suas atividades produtivas, a empresa está ainda a investir em Investigação e Desenvolvimento, e a desenhar uma parceria com a Universidade do Porto que estará focada nas cidades seguras e também na indústria 4.0. “A Bosch está a contribuir para o desenvolvimento da região de Ovar, que acreditamos poder vir a tornar-se, cada vez mais, num centro para a produção e desenvolvimento de soluções para as cidades seguras e indústria eletrónica de ponta.”, conclui António Pereira.

Recorde-se ainda que Bosch Ovar foi a primeira fábrica da Bosch fora do setor automóvel a ser distinguida como “finalista” no EFQM European Excellence Award 2016.

Bosch is represented in Portugal by Bosch Termotecnologia in Aveiro, Bosch Car Multimedia Portugal in Braga, and Bosch Security Systems – Sistemas de Segurança, in Ovar. At these locations, Bosch develops and manufactures hot water solutions, car multimedia and security and communication systems, over 85% of which are exported to international markets. The Bosch Group’s Portuguese headquarters is located in Lisbon with central functions for sales, marketing, accounting and communication as well as a team which offers human resources related shared services for the Bosch Group. In addition, Bosch operates a subsidiary of BSH Hausgeräte GmbH in Lisbon. With more than 4,000 associates (as per December 31, 2016), Bosch is one of the largest industrial employers in Portugal with total net sales of 1.1 billion euros in 2016 including internal deliveries to affiliated companies.

Visit our social networks at:

Bosch Group

The Bosch Group is a leading global supplier of technology and services. It employs roughly 390,000 associates worldwide (as of December 31, 2016). The company generated sales of 73.1 billion euros in 2016. Its operations are divided into four business sectors: Mobility Solutions, Industrial Technology, Consumer Goods, and Energy and Building Technology. As a leading IoT company, Bosch offers innovative solutions for smart homes, smart cities, connected mobility, and connected manufacturing. It uses its expertise in sensor technology, software, and services, as well as its own IoT cloud, to offer its customers connected, cross-domain solutions from a single source. The Bosch Group’s strategic objective is to deliver innovations for a connected life. Bosch improves quality of life worldwide with products and services that are innovative and spark enthusiasm. In short, Bosch creates technology that is “Invented for life.” The Bosch Group comprises Robert Bosch GmbH and its roughly 440 subsidiaries and regional companies in some 60 countries. Including sales and service partners, Bosch’s global manufacturing and sales network covers nearly every country in the world. The basis for the company’s future growth is its innovative strength. At 120 locations across the globe, Bosch employs some 59,000 associates in research and development.

The company was set up in Stuttgart in 1886 by Robert Bosch (1861-1942) as “Workshop for Precision Mechanics and Electrical Engineering.” The special ownership structure of Robert Bosch GmbH guarantees the entrepreneurial freedom of the Bosch Group, making it possible for the company to plan over the long term and to undertake significant upfront investments in the safeguarding of its future. Ninety-two percent of the share capital of Robert Bosch GmbH is held by Robert Bosch Stiftung GmbH, a charitable foundation. The majority of voting rights are held by Robert Bosch Industrietreuhand KG, an industrial trust. The entrepreneurial ownership functions are carried out by the trust. The remaining shares are held by the Bosch family and by Robert Bosch GmbH.

Additional information is available online at: